HISTÓRIA DO MUSEU MILITAR DO COMANDO MILITAR DO SUL (MMCMS)



1 DA CRIAÇÃO DO ESPAÇO CULTURAL


   Os registros indicam que o embrião do processo de criação de um Museu, na área do CMS, se deu ainda no ano de 1994, quando o então Comandante da 3ª Região militar, o General-de-Divisão JOÃO CARLOS ROTTA reuniu os primeiros Carros de Combate nas instalações atualmente ocupadas pelas garagens da Base de Administração e Apoio da 3ª Região Militar (3ª RM), no Centro Histórico de Porto Alegre.


   Em novembro de 1997, um Oficial da Reserva (R-2) e dois civis, entusiastas e colecionadores de artigos militares, encaminharam ao CMS um projeto de desenvolvimento de um espaço cultural apropriado para visitação, pesquisa e lazer, e que fizesse parte do roteiro turístico de Porto Alegre. Em dezembro do mesmo ano, esse projeto foi apresentado informalmente para oficiais da então Diretoria de Assuntos Culturais (DAC) do Exército que, com base em um relatório elaborado pelo Coronel R1 JAYME MOREIRA CRESPO FILHO, a pedido do General-de-Brigada GUSTAVO CASTRO DUTRA DE MENEZES, emitiram parecer sobre a criação do Museu.


   Aos dois dias de junho de 1998, mediante o Ofício Nr 082, da Secretaria-Geral do Exército, foi encaminhado ao Sr Chefe do Gabinete do Ministro do Exército o parecer da Diretoria de Assuntos Culturais, o qual foi concluído nos seguintes termos: “A iniciativa do CMS de criar um museu militar em Porto Alegre deve ser apoiada, pois o projeto, além de bem elaborado, preenche uma grande lacuna num Comando com grandes tradições militares. Além disso, esse museu será o centro irradiador de todas as ações destinadas a preservar a memória, as tradições e os valores da Força Terrestre nos Estados do sul do Brasil”.


   No dia 24 de maio de 1999, através do Boletim Interno Nr 23, de 24 de maio de 1999, o então Comandante Militar do Sul General-de-Exército PINTO, sensibilizado com a necessidade de preservar o patrimônio material e imaterial do Exército Brasileiro na área do Comando Militar do Sul, cria o Museu Militar do Comando Militar do Sul (MMCMS), lançando as bases para a sua criação.


   Por intermédio da Portaria nº 449, de 13 de Julho de 1999, o Comandante do Exército aprovou a criação do Museu Militar do CMS.


   A sede inicial do futuro museu foi na avenida Padre Thomé, Nr 200, no Centro Histórico de Porto Alegre, na área de garagens da Companhia de Comando do CMS (atualmente área de garagens da Base de Administração e Apoio da 3ª RM).


   Em 2001, após organização do seu quadro de pessoal e de reunião de acervo, o MMCMS abandona seu antigo endereço e ocupa em definitivo suas atuais instalações: o prédio situado entre a rua dos Andradas e a rua Sete de Setembro, ao lado do Quartel-General do Comando Militar do Sul, também no Centro Histórico da capital.


   Em 10 de maio de 2021, ocorreu a abertura simbólica do Museu Militar do CMS, na Rua dos Andradas, Nr 630. A cerimônia presidida pelo Comandante Militar do Sul contou com a presença da coordenação da 1ª Região Museológica do Sistema de Museus, oficiais e público civil em geral.



2. DA HISTÓRIA DO PRÉDIO


   Como consequência da transferência da Corte Portuguesa para o Brasil, em 1808, surgiu a necessidade de se reformar e ampliar o sistema de defesa existente na colônia. Nesse contexto, armas e munições se tornaram indispensáveis. Restrições até então impostas à atividade industrial foram revistas, permitindo maior desenvolvimento e estruturação da Casa do Trem do Rio de Janeiro assim como a construção, ao longo de todo território nacional, de outros Arsenais (na época chamados de “Trens”).


   Em Porto Alegre, os “Armazéns Reais”, surgidos entre os anos de 1774-1777 e estrategicamente localizados nas proximidades do Lago Guaíba, serviram de núcleo inicial para o futuro Arsenal de Guerra do Rio Grande do Sul. Esses "Armazéns Reais" eram constituídos por um conjunto de edifícios, onde eram guardados os materiais destinados à provisão da tropa e mantinham pequenas oficinas destinadas ao reparo do armamento, do equipamento e de embarcações. Naquele tempo, o Arsenal tinha por fim atender a tropa, não só em armamento e munição, mas também em transporte, fardamento, subsistência, iluminação, remonta, etc.


   A construção do primeiro edifício do arsenal foi iniciada em 1828, na então Rua da Praia (hoje Rua dos Andradas), onde abrigavam-se a residência do Inspetor de Trem, do Ajudante, armazéns do Almoxarifado, depósito de Material Bélico, Artilharia e Armas Portáteis e a companhia de Artífices Militares e Menores Aprendizes.


   Por sua vez, o prédio que hoje abriga o Museu Militar do CMS foi construído entre os anos de 1864-1867 e surgiu como um anexo do antigo Arsenal de Guerra do Rio Grande do Sul. Sua construção teve como objetivo, entre outras questões, ampliar a capacidade logística do Arsenal, cujo prédio principal apresentava, desde o fim de 1850, sinais de esgotamento produtivo, em função das modestas e precárias instalações.


   A entrega desse anexo melhorou consideravelmente os serviços do Arsenal de Guerra e foi de relevante utilidade na Campanha da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870).


   O Arsenal de Guerra do Rio Grande Sul funcionou, nos prédios localizados na Rua dos Andradas, até o ano de 1935, quando foi transferido para o município de General Câmara, às margens do Rio Taquari.


   Após a mudança do Arsenal de Guerra, o edifício atualmente ocupado pelo Museu Militar passou, então, a abrigar diferentes aquartelamentos.


   Até 1956, o prédio foi sede do Depósito Regional de Armamento e Munição, o DRAM/3. Posteriormente, foi também sede da Companhia de Comando do III Exército (de 1956 a 1985) e da Companhia de Comando do Comando Militar do Sul (de 1986 a 2000).


   Em outubro de 2000 o prédio foi certificado pela Equipe do Patrimônio Histórico Cultural da Prefeitura de Porto Alegre como área de interesse sociocultural, para fins de preservação.


   Em 2001, o Museu Militar do CMS deixou de ocupar sua antiga sede (na avenida Padre Thomé, Nr 200, no Centro Histórico de Porto Alegre) e ocupou em definitivo o prédio situado entre a Rua dos Andradas e a Rua Sete de Setembro.


   Entre março de 2019 e julho de 2021, o Museu Militar do CMS passou por um processo de revitalização de todo o seu espaço físico. Foi realizada a troca do telhado, a pintura externa e interna, pintura do piso interno, criação de novos espaços expositores e modernização dos seus ambientes de visitação, com vistas a permitir uma interação maior e melhor com o público visitante.


   No dia 6 de julho de 2021, com as presenças do Comandante do Exército, General-de-Exército PAULO SÉRGIO NOGUEIRA DE OLIVEIRA e do Comandante do Comando Militar do Sul, General-de-Exército VALÉRIO STUMPF TRINDADE, as obras de revitalização do Museu Militar foram concluídas e o espaço cultural foi reinaugurado.



Cap SANTANA – Encarregado do Setor de Pesquisa e História do MMCMS

Atualização em 13/12/2021

Newsletter